sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Postagem Conclusiva.


   O blog teve como objetivo interligar as matérias de Física, Química, Biologia e História durante o período da Segunda Guerra Mundial, mostrando fatos ocorridos na época, fotos e a explicação de cada acontecimento.
   Dentre as matérias, alguns dos temas comentados foram o princípio da bomba, as bombas nucleares e a energia nuclear, que causaram estragos enormes, principalmente nos territórios de Hiroshima e Nagasaki, matando milhares de pessoas, assim como a radiação causada pela energia nuclear que continuou a matar seres humanos por anos seguintes. Podemos dizer que os ataques de Hiroshima e Nagasaki foi uma espécie de represália dos Estados Unidos devido ao ataque de Pearl Harbor, em 1941, onde foi, também, o marco da entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial.
   As câmeras de gás, eram usadas principalmente para matar judeus e pessoas deficientes, matou apenas no campo de Auschwitzm aproximadamente 6mil judeus por dia com o gás Zyklon B. Como os nazistas começaram a utilizar esse gás, os aliados se sentiram forçados a criar e utilizar armas biológicas, passando a usar o gás mostarda em granadas, que causavam queimaduras e cegueiras.
   Durante o período de Guerra, houve muitos casos de doenças, entre elas a Varíola, causando abatimento, dores no corpo e mal-estar, a Ebola, que é uma doença sem tratamento com 100% de mortalidade após duas semanas, transmitida pelo ar ou catarro de pessoa por pessoa. A peste Bubônica, causada por armas biológicas, onde também ocorre um índice alto de mortalidade, porem existe tratamento a base de antibióticos. Outra doença é a Anthrax que ataca os pulmões e deforma a pele, porém pode levar a morte em cinco dias caso não tratado. A Toxina Botulínica é uma das mais graves doenças, provoca falta de ar e paralisia, não existe tratamento e a morte é fatal. E a Bioterrorismo que é a liberação de produtos químicos prejudicando a saúde dos humanos e o meio ambiente. A genética de várias pessoas, que sofreram com essas doenças e principalmente com a radiação das bombas atômicas, foi alterada, fazendo com que as futuras gerações nascessem com problemas.
  Outro tema comentado no blog foi o tempo meia vida, que é o tempo necessário para que metade dos átomos radioativos contidos na atmosfera sofra decaimento. Há inovações do armamento utilizado durante a Segunda Guerra Mundial, a utilização de armas biológicas e químicas, minas terrestres, de veículos anfíbios (que andam tanto no solo como em água), navios porta aviões, o rádio que era utilizado para a comunicação entre o grupo e principalmente a bomba atômica, que foi a arma mais destrutiva.
  Os principais grupos da Guerra foram: o grupo dos Aliados, composto por 49 países, alguns deles eram: Reino Unido, Polônia, Estados Unidos, China, Brasil e Cuba. O outro grupo era o Eixo, composto pela Alemanha nazista de Hitler, o Império Nipônico Japonês e Itália fascista. Ainda sobraram, apenas, oito países que permaneceram neutros durante toda a Guerra, sendo eles: Portugal, Espanha, Suíça, Vaticano, Andorra, Irlanda, Suécia e Liechtenstein. Mesmo com todos os ataques e massacres por parte de Hitler quem conseguiu vencer foi o grupo dos Aliados.
  Após o fim dos conflitos, ocorreram muitas mudanças no quadro politico, social e econômico, isso devido as grandes perdas tanto materiais quanto humana. Os gastos com armamentos e transportes foram enormes e teve um total de aproximadamente 45 milhões de mortos, a maioria inocente. Após vários debates sobre questões politicas e econômicas do mundo, os Aliados cobraram a dívida de 20 bilhões de dólares da Alemanha. Portugal e Espanha, que estavam neutros, foram dominados por governos democráticos liberais. Para o Japão foi imposto o tratado de São Francisco, que determinava a perda dos territórios conquistados na guerra.
  Ao final da Guerra, Estados Unidos e União Soviética causaram terror ao planeta por conta da Guerra Fria, que ficou marcada pela Corrida Armamentista, que foi uma corrida na produção de armas, onde as duas potencias “competiam” para ver quem produzia mais armas. Como as duas produziram armas biológicas, o planeta ficou tenso, pois esse conflito poderia acarretar na destruição do planeta.


Referências:

http://www.google.com.br/imgres?start=228&hl=pt-BR&sa=X&tbo=d&biw=1366&bih=667&tbm=isch&tbnid=ikSxjpL0OueS2M:&imgrefurl=http://www.terra.com.br/noticias/70-anos-segunda-guerra/segunda-guerra-linha-do-tempo-39-mar.htm&docid=HTEwV09DsGvTTM&imgurl=http://www.terra.com.br/noticias/70-anos-segunda-guerra/img/foto1939.jpg&w=387&h=227&ei=cSm5UNC6GcyB0AGNzYCYCA&zoom=1&iact=hc&vpx=198&vpy=324&dur=93&hovh=172&hovw=293&tx=161&ty=97&sig=114500168613581301173&page=9&tbnh=145&tbnw=252&ndsp=28&ved=1t:429,r:43,s:200,i:133

Nenhum comentário:

Postar um comentário