quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Imagem disponível em "http://alquimistaspontocom.blogspot.com.br/2008/04/armas-qumicas-e-biolgicas.html"

“As armas biológicas incluem-se na categoria das armas de destruição em massa, juntamente com as químicas e nucleares. Nessa categoria todas têm o potencial de causar efeitos sérios e de longo prazo na saúde dos sobreviventes e mortes em baixas concentrações”.  www.portalsaofrancisco.com.br -

As armas biológicas vêm sendo usadas a mais de dois mil anos, por incrível que pareça, começou com os povos indígenas utilizando flechas com pontas envenenadas, com venenos extraídos de plantas e animais. Mais tarde com povos mais primitivos como os espartanos e os gregos que incendiavam flechas com piche e outros matérias que exalavam uma fumaça tóxica, alem de contaminarem os reservatórios de água de seus inimigos com corpos de animais e de pessoas doentes para transmitir doenças ao povo inimigo. Mas foi com o final da primeira guerra mundial e inicio da segunda guerra mundial que se iniciaram os grandes usos da biologia, da química e da física em prol da guerra.
Os primeiros a fazerem uso de armas biológicas durante a segunda guerra mundial foram os nazistas que inicialmente usavam as câmaras de gás para exterminar judeus,  com o gás tóxico Zyckon B, um pesticida a base de acido cianídrico, cloro e nitrogênio, e o gás cianídrico. Isso forçou os aliados a criarem armas de uso biológico também, então eles passaram a utilizar o gás mostarda (Cl - CH2 - CH2 - S - CH2 - CH2 - Cl), que alem de cegar, causar lesões e queimaduras na pele, se inalado pode matar por asfixia, os aliados utilizavam dele em forma de granadas, e em ataques aéreos onde eles espalhavam o gás sobre os inimigos com aviões. Mais tarde os nazistas passaram a fazer uso deste mesmo gás. Alem disso os alemães fizeram testes com patógenos de doenças como a hepatite e a cólera nos campos de concentração, porem alem de não obtiverem sucesso, Hitler era contra o uso de armas virais durante a guerra. 
Os Ingleses fizeram testes, e alguns ataques com esporos de carbúnculo, que causavam uma doença infecciosa muito grave, por ser muito difícil o manuseio não obtiveram muito sucesso com esta arma. Os chineses também tentaram utilizar aviões para pulverizar cólera e pulgas sobre os inimigos porem também não obtiveram muito sucesso em suas tentativas.

Um comentário:

  1. Indicar a fonte de obtenção das informações, toda pesquisa deve possuir referências bibliográficas!
    O grupo pode fazer citações com relação a bomba atômica, princípio, tipos de radiação, efeitos, entre outros.
    Bom trabalho!!

    ResponderExcluir