quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Energia Nuclear.



A energia liberada durante a fissão ou fusão dos núcleos atômicos é denominada energia nuclear e atinge um número muito maior de energia, do que as energias por processos químicos.
“Existem duas formas de aproveitar a energia nuclear para convertê-la em calor: A fissão nuclear, onde o núcleo atômico se subdivide em duas ou mais fusão nuclear, na qual ao menos dois núcleos atômicos se unem para produzir um novo núcleo.” Disponível em: http://www.coladaweb.com/geografia/fontes-de-energia/energia-nuclear
Porem a energia obtida por fissão é mais vantajosa, pois não utiliza de combustíveis fósseis, o que não polui o ar com gases tóxicos. A utilização dessa energia vem sendo cada vez mais utilizada, tanto por ser menos poluente tanto por ter capacidade de adquirir muita energia em um pequeno espaço.
Essa energia serve na utilização de bombas nucleares e foi justamente com elas que, durante a Segunda Guerra Mundial, podemos ver o tamanho dos estragos que ela poderia causar. Mas ela tem, vários benefícios como na medicina, na agropecuária e na indústria. Mesmo nos pontos positivos a energia nuclear ainda pode ter falhas, como a liberação do material radioativo do reator, causando danos sérios aos seres humanos, animais e vegetação.
Como citado antes, durante a Segunda Guerra Mundial, foi visto os estragos que a energia nuclear causa. O desastre em Hiroshima e Nagasaki, marcou a primeira e ultima vez em que essas bombas atômicas foram usadas contra o ser humano. Entre os dias 6 e 9 de agosto de 1945 mais de 100 mil pessoas morreram por conta das bombas atômicas, e nos anos seguintes milhares de pessoas morreram por causa da radiação derivada dessas bombas.

Referências: http://www.alentejolitoral.pt/PortalIndustria/Energia/Energiastradicionais/Energianuclear/Paginas/Energianuclear.aspx http://www.comciencia.br/reportagens/nuclear/nuclear12.htm http://www.coladaweb.com/geografia/fontes-de-energia/energia-nuclear

Nenhum comentário:

Postar um comentário