sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Pós Guerra.


Imagem disponível em: “http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=21914

Com o fim do segundo maior conflito mundial, trouxe junto consigo inúmeras mudanças no quadro político, social e econômico. Devido as grandes perdas materiais e humanas as grandes potências como Alemanha e Japão tiveram seu nível rebaixado, trouxe também grande prejuízo ao continente europeu.
Os gastos foram enormes, mais de 400,00 bilhões de libras, e foram mais de 296 mil aviões e 53 milhões de toneladas de equipamentos navais. Foram cerca de 45 milhões de vidas, sendo grande maioria de inocentes. Mesmo com o conflito sangrento, tiveram nações que enxergam uma grande possibilidade de crescimento econômico. As indústrias de metais foram ampliadas no Canadá.
Depois que tudo estava mais tranquilizado, os países aliados começaram a debater questões políticas e econômicas do mundo. A carta do Atlântico onde Inglaterra e estados Unidos assinaram abria mão de ganhos territoriais e defenderiam a soberania das nações desenvolvidas. Entre 1943 e 19745, foram realizadas diversas reuniões a fim de selar diferentes acordos diplomáticos.
Entre julho e agosto de 1945 ocorreu à última e mais importante reunião de lideres mundial, aconteceu na conferência de Potsdam. O processo de reorganização política dos territórios ocupados na Europa Central era defendido pelos lideres soviéticos, em resposta, os lideres ocidentais eram contrários a intervenção soviética na região mediterrânea e na África.
Com as punições concedidas aos alemães, foi paga uma multa de 20 bilhões de dólares, sendo metade destinada a União Soviética. Depois dos acordos, o continente europeu passou por um processo de divisão por zonas de influência política. A região oriental da Europa foi dominada por soviéticos, para dar força política aos partidos políticos comunistas na Albânia, Bulgária, Romênia, Hungria, Tchecoslováquia e Polônia. Um governo comunista, liderado pelo general Josip Broz Tito foi instalado, na região da Iugoslávia.
Portugal e Espanha foram dominados por diversos governos democráticos-liberais, ao Japão foi imposto o tratado de São Francisco, que declarou aos japoneses, perda dos territórios conquistados na guerra. Os Estados Unidos, com o avanço comunista no Extremo oriente, resolveu financiar a reestruturação da economia nipônica. Foi então, que começou a ser dado os primeiros passos da guerra fria.

Referencias:
http://www.coladaweb.com/historia/guerras/segunda-guerra-mundialhttp://www.brasilescola.com/historiag/acordo-de-paz-segunda-guerra.htm

Um comentário:

  1. Most opening paragraphs into a groundwork challenge necessitate a number of contextualizing, though the opportunity plus width in backdrop information and facts differs according to your own presumption pertaining to thereader' utes amount of preceding education. https://imgur.com/a/vYZHvbk https://imgur.com/a/zDyGR77 http://hibymt1pxn.dip.jp https://imgur.com/a/DQfXgQ3 https://imgur.com/a/I1fwkIX https://imgur.com/a/j849CrV https://imgur.com/a/46hUz21

    ResponderExcluir