sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Os ataques nucleares dos Norte Americanos à Hiroshima e Nagazaki.

      Há 67 anos , nos dias 6 e 9 de agosto de 1945 , dois ataques nucleares de bombas atômicas devastaram as cidades japonesas de Hiroshima e Nagazaki, pondo fim à Segunda Guerra Mundial , que teve seu inicio em 1939. Os ataques foram feitos pelos Estados Unidos, numa espécie de represália ao ataque dos japoneses a Pearl Harbor em 1941 . Foi a primeira e única vez na história da humanidade , que foi utilizado este tipo de bomba em uma guerra.
     Aproximadamente 140 mil pessoas foram mortas em Hiroshima, e 70 mil em Nagazaki, sem mencionar os que morreram nas décadas seguintes por consequência da contaminação radiotiva.
      As bombas foram criadas pelo Projeto Manhattan em 1942 nos EUA , pelos melhores cientistas da época. Foram construídos três bombas. A primeira foi testada em 16 de julho de 1945 no deserto de Alamogordo no Estado do Novo México.
      Pouco menos de um mês depois do teste da primeira bomba, o presidente Harry Truman , autorizou o ataque com as outras duas bombas contra os japoneses. Neste momento, os alemães já haviam se rendido aos soviéticos, mas o Império Japonês ainda resistia no Pacífico. 
     O motivo da escolha das cidades de Hiroshima e Nagazaki , foi principalmente por terem sido pouco afetadas pelos ataques dos Aliados, o que permitiria testar seus efeitos devastadores. Após os ataques, o Imperador Hiroíto aceitou a rendição do Japão, ocasionando então, o fim da segunda Guerra Mundial.


                           (explosão em Hiroshima após a queda da bomba ''little boy'')


Referência : 

http://historiaemdestaquetp.blogspot.com.br/2010/08/65-anos-das-bombas-atomicas-de.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário