sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Postagem Conclusiva.


   O blog teve como objetivo interligar as matérias de Física, Química, Biologia e História durante o período da Segunda Guerra Mundial, mostrando fatos ocorridos na época, fotos e a explicação de cada acontecimento.
   Dentre as matérias, alguns dos temas comentados foram o princípio da bomba, as bombas nucleares e a energia nuclear, que causaram estragos enormes, principalmente nos territórios de Hiroshima e Nagasaki, matando milhares de pessoas, assim como a radiação causada pela energia nuclear que continuou a matar seres humanos por anos seguintes. Podemos dizer que os ataques de Hiroshima e Nagasaki foi uma espécie de represália dos Estados Unidos devido ao ataque de Pearl Harbor, em 1941, onde foi, também, o marco da entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial.
   As câmeras de gás, eram usadas principalmente para matar judeus e pessoas deficientes, matou apenas no campo de Auschwitzm aproximadamente 6mil judeus por dia com o gás Zyklon B. Como os nazistas começaram a utilizar esse gás, os aliados se sentiram forçados a criar e utilizar armas biológicas, passando a usar o gás mostarda em granadas, que causavam queimaduras e cegueiras.
   Durante o período de Guerra, houve muitos casos de doenças, entre elas a Varíola, causando abatimento, dores no corpo e mal-estar, a Ebola, que é uma doença sem tratamento com 100% de mortalidade após duas semanas, transmitida pelo ar ou catarro de pessoa por pessoa. A peste Bubônica, causada por armas biológicas, onde também ocorre um índice alto de mortalidade, porem existe tratamento a base de antibióticos. Outra doença é a Anthrax que ataca os pulmões e deforma a pele, porém pode levar a morte em cinco dias caso não tratado. A Toxina Botulínica é uma das mais graves doenças, provoca falta de ar e paralisia, não existe tratamento e a morte é fatal. E a Bioterrorismo que é a liberação de produtos químicos prejudicando a saúde dos humanos e o meio ambiente. A genética de várias pessoas, que sofreram com essas doenças e principalmente com a radiação das bombas atômicas, foi alterada, fazendo com que as futuras gerações nascessem com problemas.
  Outro tema comentado no blog foi o tempo meia vida, que é o tempo necessário para que metade dos átomos radioativos contidos na atmosfera sofra decaimento. Há inovações do armamento utilizado durante a Segunda Guerra Mundial, a utilização de armas biológicas e químicas, minas terrestres, de veículos anfíbios (que andam tanto no solo como em água), navios porta aviões, o rádio que era utilizado para a comunicação entre o grupo e principalmente a bomba atômica, que foi a arma mais destrutiva.
  Os principais grupos da Guerra foram: o grupo dos Aliados, composto por 49 países, alguns deles eram: Reino Unido, Polônia, Estados Unidos, China, Brasil e Cuba. O outro grupo era o Eixo, composto pela Alemanha nazista de Hitler, o Império Nipônico Japonês e Itália fascista. Ainda sobraram, apenas, oito países que permaneceram neutros durante toda a Guerra, sendo eles: Portugal, Espanha, Suíça, Vaticano, Andorra, Irlanda, Suécia e Liechtenstein. Mesmo com todos os ataques e massacres por parte de Hitler quem conseguiu vencer foi o grupo dos Aliados.
  Após o fim dos conflitos, ocorreram muitas mudanças no quadro politico, social e econômico, isso devido as grandes perdas tanto materiais quanto humana. Os gastos com armamentos e transportes foram enormes e teve um total de aproximadamente 45 milhões de mortos, a maioria inocente. Após vários debates sobre questões politicas e econômicas do mundo, os Aliados cobraram a dívida de 20 bilhões de dólares da Alemanha. Portugal e Espanha, que estavam neutros, foram dominados por governos democráticos liberais. Para o Japão foi imposto o tratado de São Francisco, que determinava a perda dos territórios conquistados na guerra.
  Ao final da Guerra, Estados Unidos e União Soviética causaram terror ao planeta por conta da Guerra Fria, que ficou marcada pela Corrida Armamentista, que foi uma corrida na produção de armas, onde as duas potencias “competiam” para ver quem produzia mais armas. Como as duas produziram armas biológicas, o planeta ficou tenso, pois esse conflito poderia acarretar na destruição do planeta.


Referências:

http://www.google.com.br/imgres?start=228&hl=pt-BR&sa=X&tbo=d&biw=1366&bih=667&tbm=isch&tbnid=ikSxjpL0OueS2M:&imgrefurl=http://www.terra.com.br/noticias/70-anos-segunda-guerra/segunda-guerra-linha-do-tempo-39-mar.htm&docid=HTEwV09DsGvTTM&imgurl=http://www.terra.com.br/noticias/70-anos-segunda-guerra/img/foto1939.jpg&w=387&h=227&ei=cSm5UNC6GcyB0AGNzYCYCA&zoom=1&iact=hc&vpx=198&vpy=324&dur=93&hovh=172&hovw=293&tx=161&ty=97&sig=114500168613581301173&page=9&tbnh=145&tbnw=252&ndsp=28&ved=1t:429,r:43,s:200,i:133

Pós Guerra.


Imagem disponível em: “http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=21914

Com o fim do segundo maior conflito mundial, trouxe junto consigo inúmeras mudanças no quadro político, social e econômico. Devido as grandes perdas materiais e humanas as grandes potências como Alemanha e Japão tiveram seu nível rebaixado, trouxe também grande prejuízo ao continente europeu.
Os gastos foram enormes, mais de 400,00 bilhões de libras, e foram mais de 296 mil aviões e 53 milhões de toneladas de equipamentos navais. Foram cerca de 45 milhões de vidas, sendo grande maioria de inocentes. Mesmo com o conflito sangrento, tiveram nações que enxergam uma grande possibilidade de crescimento econômico. As indústrias de metais foram ampliadas no Canadá.
Depois que tudo estava mais tranquilizado, os países aliados começaram a debater questões políticas e econômicas do mundo. A carta do Atlântico onde Inglaterra e estados Unidos assinaram abria mão de ganhos territoriais e defenderiam a soberania das nações desenvolvidas. Entre 1943 e 19745, foram realizadas diversas reuniões a fim de selar diferentes acordos diplomáticos.
Entre julho e agosto de 1945 ocorreu à última e mais importante reunião de lideres mundial, aconteceu na conferência de Potsdam. O processo de reorganização política dos territórios ocupados na Europa Central era defendido pelos lideres soviéticos, em resposta, os lideres ocidentais eram contrários a intervenção soviética na região mediterrânea e na África.
Com as punições concedidas aos alemães, foi paga uma multa de 20 bilhões de dólares, sendo metade destinada a União Soviética. Depois dos acordos, o continente europeu passou por um processo de divisão por zonas de influência política. A região oriental da Europa foi dominada por soviéticos, para dar força política aos partidos políticos comunistas na Albânia, Bulgária, Romênia, Hungria, Tchecoslováquia e Polônia. Um governo comunista, liderado pelo general Josip Broz Tito foi instalado, na região da Iugoslávia.
Portugal e Espanha foram dominados por diversos governos democráticos-liberais, ao Japão foi imposto o tratado de São Francisco, que declarou aos japoneses, perda dos territórios conquistados na guerra. Os Estados Unidos, com o avanço comunista no Extremo oriente, resolveu financiar a reestruturação da economia nipônica. Foi então, que começou a ser dado os primeiros passos da guerra fria.

Referencias:
http://www.coladaweb.com/historia/guerras/segunda-guerra-mundialhttp://www.brasilescola.com/historiag/acordo-de-paz-segunda-guerra.htm

Pearl Harbor


Imagem Disponível em "http://www.history.navy.mil/photos/events/wwii-pac/pearlhbr/pearlhbr.htm"

Localizada no Havaí, Pearl harbor nada mais é do que uma base naval. No dia 7 de dezembro de 1941, uma esquadrilha de aviões japoneses sobrevoou a área de Pearl Harbor, Japão atacou pelo motivo dos estados Unidos serem a grande ameaça para os japoneses, em questão da expansão do pacifico. Os Estados Unidos não estavam prevendo tal invasão, que ficaram sem forças para reagir.  Foram mais de 300 aviões e 5 submarinos japoneses atacando, o que causou a morte de 2400 militares e 70 civis, sem contar com os danos que foram 160 aviões danificados, 10 navios e 190 aviões destruídos e 1180 pessoas ficaram feridas. As perdas do Japão foram, 29 aviões atingidos, 74 danificados e 5 submarinos perdidos.
A entrada dos Estados unidos na Segunda guerra Mundial se deu ao ataque japonês, também se deu ao inicio da guerra no Pacifico. Depois deste ataque, os Estados Unidos declarou guerra ao Japão, e logo depois, Alemanha e Itália declararam guerra aos Estados unidos.
O ataque do Japão contra os Estados Unidos, foi tão devastador que deixou os americanos sem forças por mais ou menos 6 meses, com isso, o Japão aproveitou para tirar vantagem e avançar no sudeste do pacifico e no sudoeste asiático, até o Oceano indico.
Logo mais tarde, em 1945 entre os dias 6 e 9 de outubro em Hiroshima e Nagazaki, os estados Unidos realizaram uma espécie de “represália”, onde o Japão teria que pagar pelo o que fez para isso, foi lançado bombas atômicas, matando milhares de pessoas.
Referencias:

A bomba nuclear.



  A bomba nuclear se trata de uma arma explosiva que é utilizada das forças, fortes e fracas, cuja energia deriva de uma reação nuclear que ao explodir libera grande quantidade de energia, radiação e calor. É capaz de destruir uma cidade inteira, ferir e até mesmo matar dezenas de pessoas, embora já foi usada muitas vezes em testes nucleares.
  Só foram usadas duas vezes durante a Segunda Guerra Mundial, ambas pelos Estados Unidos contra o Japão, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, onde houve muitas pessoas mortas e várias desenvolveram doenças graves.
  Os tipos de bombas nucleares são: Bombas de Fissão Nuclear; é possível a partir do bombardeamento do núcleo por nêutrons. Bombas de Fusão Nuclear; é a mais temida de todas por ser proveniente do núcleo atômico. Bomba de Nêutrons; é composta por um dispositivo termonuclear pequeno e por isso talvez seja a menor de todas as bombas. Bomba Suja; ela não possui uma força destrutiva como as demais, ela age através da expansão de gás sobre uma extensa área. Ao ser acionada, ela espalha o material radioativo na forma de uma nuvem de poeira, A poeira é transportada pelo vento, causando danos radioativos.

Referências:

www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CCwQFjAA&url=http://pt.wikipedia.org/wiki/Bomba_nuclear&ei=2v23UOXBC4Se8QTMnIGABw&usg=AFQjCNFnRP0o0Oabp2-VSZ0W7-YOft_XIQ&sig2=Ox-9GYQDX8nu1tmHOKcTsA

Grupos : Eixo X Aliados.

          A segunda guerra mundial foi dividida por dois grupos :

   O grupo do Eixo , que era dividido da seguinte maneira : Alemanha , Itália e Japão formavam a tríade a ser combatida na guerra. Além desses três principais países , outros países e grupos organizados completavam o bloco. A Bulgária, Hungria e a Romênia formavam o segundo escalão entre os Países do Eixo. Tailândia e Finlândia integravam uma coligação ativa com o Eixo. Eslováquia, Croácia , Albânia e Manchúria tinham papéis submissos . O Eixo ainda contava com ações de grupos nacionalistas.
   O grupo dos Aliados, que dividia-se em : Estados Unidos , União soviética e Reino unido sendo os principais países do lado dos Aliados, além de mais 49 Países , tais como : Polônia , China, Brasil e Cuba.
   Ainda restaram oito países , que permaneceram neutros durante a guerra, são eles : Portugal, Espanha,Suiça,Vaticano,Andorra, Irlanda, Suécia e Liechtenstein.
    Mesmo com o imenso número de ataques e mortos nos campos de concentração por Hitler, quem obteve a vitória foram os Aliados.

 (imagem disponível em : http://guerras.brasilescola.com/seculo-xx/a-segunda-guerra-mundial.htm)


Referências :

http://www.infoescola.com/segunda-guerra/paises-do-eixo/

http://guerras.brasilescola.com/seculo-xx/a-segunda-guerra-mundial.htm

Os ataques nucleares dos Norte Americanos à Hiroshima e Nagazaki.

      Há 67 anos , nos dias 6 e 9 de agosto de 1945 , dois ataques nucleares de bombas atômicas devastaram as cidades japonesas de Hiroshima e Nagazaki, pondo fim à Segunda Guerra Mundial , que teve seu inicio em 1939. Os ataques foram feitos pelos Estados Unidos, numa espécie de represália ao ataque dos japoneses a Pearl Harbor em 1941 . Foi a primeira e única vez na história da humanidade , que foi utilizado este tipo de bomba em uma guerra.
     Aproximadamente 140 mil pessoas foram mortas em Hiroshima, e 70 mil em Nagazaki, sem mencionar os que morreram nas décadas seguintes por consequência da contaminação radiotiva.
      As bombas foram criadas pelo Projeto Manhattan em 1942 nos EUA , pelos melhores cientistas da época. Foram construídos três bombas. A primeira foi testada em 16 de julho de 1945 no deserto de Alamogordo no Estado do Novo México.
      Pouco menos de um mês depois do teste da primeira bomba, o presidente Harry Truman , autorizou o ataque com as outras duas bombas contra os japoneses. Neste momento, os alemães já haviam se rendido aos soviéticos, mas o Império Japonês ainda resistia no Pacífico. 
     O motivo da escolha das cidades de Hiroshima e Nagazaki , foi principalmente por terem sido pouco afetadas pelos ataques dos Aliados, o que permitiria testar seus efeitos devastadores. Após os ataques, o Imperador Hiroíto aceitou a rendição do Japão, ocasionando então, o fim da segunda Guerra Mundial.


                           (explosão em Hiroshima após a queda da bomba ''little boy'')


Referência : 

http://historiaemdestaquetp.blogspot.com.br/2010/08/65-anos-das-bombas-atomicas-de.html





quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Radiações.



      A radiação pode ser descrita como a transmissão de energia através de um espaço. Esse processo não necessita de um meio material, o que faz com que ela possa ocorrer até mesmo no vácuo.  Ela geralmente envolve a faixa de espectro que é chamada de Infravermelho (IV).
     Pelo fato de não conseguirmos enxerga-la, a radiação é considerada uma terrível arma, e que é muito prejudicial a vida.
    Em agosto de 1945, fim da Segunda Guerra Mundial, pelo menos um quarto da população morreu devido a radiação, seja por alimentos contamidos ou câncer e leucemia.
     Um dos sobreviventes de Hiroshima, em entrevista ao site do G1, afirmou que a radiação tem poderes que ninguém nunca mais pode conter. " A radiação é a pior arma que existe. Não tem cheiro, não podemos vê-la, não tem barulho, não deixa rastro. As pessoas vão sentir seus efeitos ao longo do tempo" diz Takashi Morita, que sobreviveu a bomba nuclear jogada sobre sua cidade no período da guerra.

Referencias:
http://g1.globo.com/tsunami-no-pacifico/noticia/2011/03/radiacao-e-pior-arma-nao-podemos-ve-la-diz-sobrevivente-de-hiroshima.html
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/a-radiacao-das-bombas-de-hiroshima-e-nagasaki-ainda-prejudica-a-vida-no-japao
http://penta3.ufrgs.br/CESTA/fisica/calor/radiacao.html


quarta-feira, 28 de novembro de 2012


Vídeo disponível em "http://www.youtube.com/watch?v=H54FLljDmKA
 Este vídeo é um documentário que explica um pouco mais da segunda guerra mundial, achamos importante publicarmos este vídeo para quem quiser ver e se interessar em saber mais sobre a segunda guerra mundial.


    





Energia Nuclear.



A energia liberada durante a fissão ou fusão dos núcleos atômicos é denominada energia nuclear e atinge um número muito maior de energia, do que as energias por processos químicos.
“Existem duas formas de aproveitar a energia nuclear para convertê-la em calor: A fissão nuclear, onde o núcleo atômico se subdivide em duas ou mais fusão nuclear, na qual ao menos dois núcleos atômicos se unem para produzir um novo núcleo.” Disponível em: http://www.coladaweb.com/geografia/fontes-de-energia/energia-nuclear
Porem a energia obtida por fissão é mais vantajosa, pois não utiliza de combustíveis fósseis, o que não polui o ar com gases tóxicos. A utilização dessa energia vem sendo cada vez mais utilizada, tanto por ser menos poluente tanto por ter capacidade de adquirir muita energia em um pequeno espaço.
Essa energia serve na utilização de bombas nucleares e foi justamente com elas que, durante a Segunda Guerra Mundial, podemos ver o tamanho dos estragos que ela poderia causar. Mas ela tem, vários benefícios como na medicina, na agropecuária e na indústria. Mesmo nos pontos positivos a energia nuclear ainda pode ter falhas, como a liberação do material radioativo do reator, causando danos sérios aos seres humanos, animais e vegetação.
Como citado antes, durante a Segunda Guerra Mundial, foi visto os estragos que a energia nuclear causa. O desastre em Hiroshima e Nagasaki, marcou a primeira e ultima vez em que essas bombas atômicas foram usadas contra o ser humano. Entre os dias 6 e 9 de agosto de 1945 mais de 100 mil pessoas morreram por conta das bombas atômicas, e nos anos seguintes milhares de pessoas morreram por causa da radiação derivada dessas bombas.

Referências: http://www.alentejolitoral.pt/PortalIndustria/Energia/Energiastradicionais/Energianuclear/Paginas/Energianuclear.aspx http://www.comciencia.br/reportagens/nuclear/nuclear12.htm http://www.coladaweb.com/geografia/fontes-de-energia/energia-nuclear

Armamentos da Segunda Guerra Mundial





Imagem disponível em: “http://armasdasegundaguerramundial.blogspot.com.br/2010/06/metralhadora-degtyaryov.html

A segunda guerra mundial envolveu uma quantidade imensa de homens e de  armas, de muitos tipos,  como facas, adagas, pistolas, revolveres, metralhadoras, sub-metralhadoras, fuzis, rifles, aviões, submarinos, navios, tanques, canhões, e etc.
Em relação a primeira guerra mundial, a segunda teve muitos mais avanços, e armas muito mais destrutivas e primitivas, alem de novas táticas de guerrilha. As principais inovações em armamentos que vieram junto com a segunda guerra mundial foram: a blindagem em veículos de guerra terrestres, a utilização de armas biológicas e químicas, utilização de novas táticas que incluíram o uso de minas terrestres, que até então não existiam. A utilização de veículos “anfíbios”, que poderiam andar em solo terrestre e flutuar na água, e aviões que poderiam pousar na água. Além dos navios porta aviões que até então não eram utilizados, armamento muito importante que culminou para o desfecho da guerra, é claro juntamente da criação da bomba atômica, que sem duvidas foi a arma mais destrutiva e primitiva criada e utilizada durante a segunda guerra mundial.
Outra inovação importante durante a segunda guerra mundial foi o radio, uma tecnologia razoavelmente nova para a época, que foi muito utilizada e importante em ambos os lados da guerra, no que se diz respeito a comunicação.
Atualmente existem armas e mecanismos ainda utilizados desde a segunda guerra mundial, o mecanismo das metralhadoras, sub-metralhadoras, fuzis e rifles não mudou muito, apenas houveram algumas melhorias quanto a calibre, tempo de disparo, recuo, prescisão, tempo de recarga e peso, porém a funcionalidade e mecanismos se mantiveram os mesmos. As grandes inovações que houveram após a segunda guerra mundial foram por parte da comunicação, e dos aviões  a jato e subsônicos.


Referencias bibliográficas:

terça-feira, 27 de novembro de 2012

A Genética na Segunda Guerra Mundial




Durante a Segunda Guerra Mundial, o médico nazista Josef Mengele, ficou muito conhecido pelo fato de realizar experimentos genéticos, em sua maioria com gêmeos. Há um filme chamado “Os meninos do Brasil” que mostra, inclusive, a suposta história de um milagre científico de Mengele - ocorrido no período da Segunda Guerra - no qual 94 clones genéticos de Hitler foram produzidos.
Outra questão da genética na guerra, é que a Bomba Atômica não destruiu apenas os seus alvos, mas também provocou lesões que foram transmitidas pelos sobreviventes aos seus filhos, e netos, e bisnetos... Em consequência disto, até hoje crianças nascem com alguns problemas genéticos causados pela radiação das bombas de Hiroshima e Nagasaki.

Referências:

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Como funciona a bomba atômica


Vídeo disponivel em "http://www.youtube.com/watch?v=TFAJviTwM7s"

Princípios da bomba atômica



  Imagem disponível em "http://www.geocities.ws/achouwebpage/quimica/bomba_atomica.htm" 


No dia  6 de agosto de 1945, o avião bombardeiro norte-americano Engola Gay, lançou sobre a cidade de Hiroshima, no Japão, aproximadamente as 8 horas e 15 minutos, a primeira bomba atômica utilizada pela humanidade.  O nome da bomba era “Little Boy’’ (garotinho) com cerca de 3,2 metros de comprimento, 74 centímetros de diâmetro e 4,3 toneladas, uma explosão que equivalia a detonação de  12,5 mil toneladas de TNT. Alguns dias depois foi a vês da cidade de Nagasaki  receber a segunda bomba atômica, semelhante a que foi detonada na cidade de Hiroshima, fatos que culminaram para o fim da guerra.
Mas a bomba atômica levou anos de pesquisas e projetos para ser construída. Em agosto de 1939 , Albert Einstein escreveu uma carta ao então presidente dos EUA Frankin Delano Roosevelt, sobre a criação de uma bomba configurada a partir de uma cadeia de reações em uma grande massa de urânio (bomba atômica).

‘’ Dizia Einstein em sua carta que “nos últimos quatro meses tornou-se provável – através do trabalho de Joliot, na França, bem como de Fermi e Szilard, nos EUA – que seja possível desencadear, numa grande massa de urânio, uma reação nuclear em cadeia, que geraria vastas quantidades de energia e grandes porções de novos elementos com propriedades semelhantes às do elemento rádio”. ‘’ - www.brasilescola.com/fisica/einstein-bomba-atomica.htm -

Einstein  pediu ao presidente que iniciasse imediatamente o programa nuclear, então Roosevelt reuniu militares, engenheiros, cientistas, e pessoas do governo no projeto secreto Manhattam, que custou cerca de 2 bilhões de dólares para a construção de 37 laboratórios em 19 estados, bem como no Canadá também. E assim foram criadas as bombas atômicas.

‘’ Anos mais tarde, Einstein lamentou o papel que teve no desenvolvimento dessa arma destrutiva: “Eu cometi o maior erro da minha vida, quando assinei a carta ao Presidente Roosevelt recomendando que fossem construídas bombas atômicas”. ‘’ - http://www.brasilescola.com/fisica/einstein-bomba-atomica.htm -

A bomba funcionava a partir de um fissão nuclear, ou seja, pela divisão de um núcleo atômico, divido em dois pedaços  devido a emissão de três nêutrons por parte deste núcleo,  gerando por tanto uma reação em cadeia. O núcleo em questão é o urânio 235,  que se trata de urânio enriquecido, o processo de detonação da bomba gerava uma enorme quantidade de energia,  com dez quilos de urânio enriquecido, obtinha-se uma energia equivalente a cerca de 50.000 a 100.000 quilogramas de dinamites. A formula que explica este fenômeno é a formula de Einstein , E= mc².

Corrida Armamentista

Imagem disponivel em "http://primeiraguerramundial.webnode.com.br/album/galeria-de-fotos/a1211608596-ww21161-jpg/"

           Ao final da Segunda Guerra Mundial, um período que onde deveria transcorrer tranquilidade, os Estados Unidos e então a união Soviética, presentearam o planeta com terror, momentos de tensão foram vivenciados no período histórico que ficou conhecido como guerra fria, o qual durou até a extinção da União Soviética em 1991.
           Nesse período ficou marcada a corrida armamentista, onde as duas grandes nações dispunham de um enorme arsenal bélico, e movido pelo receio recíproco de que o outro país passasse a frente da produção de armas e tivesse poder para derrotar o inimigo, provocaram uma corrida para a produção de armas. Essa corrida, por sorte não desencadeou uma guerra generalizada, a qual poderia acarretar na destruição do planeta , visto que fabricaram as duas potências que possuíam armas nucleares.
Para finalizar a descrição resumida deste período negro da história, ressalta-se a tensão que o planeta viveu nesse tempo, sabendo que a qualquer momento uma guerra de proporções inimagináveis poderia ocorrer, e por consequência, destruir o planeta.

Referencias:
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/corrida-armamentista.htm
http://www.infoescola.com/historia/corrida-armamentista/


domingo, 25 de novembro de 2012

Doenças Causadas Pelas Armas Biológicas


Imagem disponível em "http://otan12minionu.wordpress.com/2011/09/28/armamentos-biologicos/"
Varíola: A contaminação acontece pela respiração e é um vírus transmitido pelo ar. A doença tem os mesmo sintomas da gripe e o vírus se estabelecia na garganta e causava mal-estar, dor nas costas, dor de cabeça, e abatimento.
Ebola: É uma das doenças transmissíveis mais temíveis, e sem tratamento, a mortalidade é de 100%. Depois da contaminação a pessoa passa a ter dores de cabeça, falta de ar, diarreia junto com sangue. A morte acontece depois de duas semanas, era transmitida de pessoa por pessoa, através da respiração, catarro, secreção. A doença é letal.

Peste Bubônica: usada como arma biológica à peste bubônica, também era uma doença de grande mortalidade. A peste poderia ser espalhada por mísseis, bombas ou através de uma pulga infectada. 50kg de esporos desta doença é necessário para contaminar 5 milhões de habitantes. Em uma semana a doença já pode levar a mortalidade. O tratamento é através de antibióticos, e é mais comum em regiões do Oriente Médio que o vírus é cultivado com extrema facilidade.

Anthrax: O Anthrax contamina o ar, a água, o solo, e os alimentos. A doença contamina os pulmões, deforma a pele. Tem sintomas parecidos com o da gripe. Em cinco dias, pode levar a morte, para prevenir a doença é necessário equipamentos respiratórios, e é necessário também cobrir o corpo com duas camadas de roupa para que a doença não tenha contato com o corpo da pessoa.

Toxina Botulínica: A toxina é uma das doenças mais perigosas conhecida pelo homem, provoca sintomas de paralisia, falta de ar, e não tem tratamento, a morte na maioria das vezes é fatal. Pode ser transmitidas através de alimentos contaminados, depois de 36 horas a doença já é espalhada e a morte pode acontecer depois de 48 horas.

Bioterrorismo: É a liberação de produtos químicos ou agentes infecciosos que prejudicam a saúde e o meio ambiente, é liberado ao ar ou através da contaminação de centrais de abastecimentos de água para a infecção dos habitantes de países, com maio facilidade de transmitir doenças.

Referencias:  

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Imagem disponível em "http://alquimistaspontocom.blogspot.com.br/2008/04/armas-qumicas-e-biolgicas.html"

“As armas biológicas incluem-se na categoria das armas de destruição em massa, juntamente com as químicas e nucleares. Nessa categoria todas têm o potencial de causar efeitos sérios e de longo prazo na saúde dos sobreviventes e mortes em baixas concentrações”.  www.portalsaofrancisco.com.br -

As armas biológicas vêm sendo usadas a mais de dois mil anos, por incrível que pareça, começou com os povos indígenas utilizando flechas com pontas envenenadas, com venenos extraídos de plantas e animais. Mais tarde com povos mais primitivos como os espartanos e os gregos que incendiavam flechas com piche e outros matérias que exalavam uma fumaça tóxica, alem de contaminarem os reservatórios de água de seus inimigos com corpos de animais e de pessoas doentes para transmitir doenças ao povo inimigo. Mas foi com o final da primeira guerra mundial e inicio da segunda guerra mundial que se iniciaram os grandes usos da biologia, da química e da física em prol da guerra.
Os primeiros a fazerem uso de armas biológicas durante a segunda guerra mundial foram os nazistas que inicialmente usavam as câmaras de gás para exterminar judeus,  com o gás tóxico Zyckon B, um pesticida a base de acido cianídrico, cloro e nitrogênio, e o gás cianídrico. Isso forçou os aliados a criarem armas de uso biológico também, então eles passaram a utilizar o gás mostarda (Cl - CH2 - CH2 - S - CH2 - CH2 - Cl), que alem de cegar, causar lesões e queimaduras na pele, se inalado pode matar por asfixia, os aliados utilizavam dele em forma de granadas, e em ataques aéreos onde eles espalhavam o gás sobre os inimigos com aviões. Mais tarde os nazistas passaram a fazer uso deste mesmo gás. Alem disso os alemães fizeram testes com patógenos de doenças como a hepatite e a cólera nos campos de concentração, porem alem de não obtiverem sucesso, Hitler era contra o uso de armas virais durante a guerra. 
Os Ingleses fizeram testes, e alguns ataques com esporos de carbúnculo, que causavam uma doença infecciosa muito grave, por ser muito difícil o manuseio não obtiveram muito sucesso com esta arma. Os chineses também tentaram utilizar aviões para pulverizar cólera e pulgas sobre os inimigos porem também não obtiveram muito sucesso em suas tentativas.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

2º Guerra Mundial e as Câmaras de Gás.


     Em 1939 os nazistas começaram a fazer experimentos com gases venenozos, como é o caso da eutanásia, utilizado como morticínio de pessoas com deficiência física ou mental e de judeus. Seis campos foram criados, Bernburg, Brandenburg, Grafeneck, Hadamar, Hartheim e Sonnenstein, eles utilizavam o monóxido de carbono puro produzido quimicamente.Em 1941 criaram as unidades móveis de extermínio (Einsatzgruppe), sendo um método mais eficiente, os nazistas começaram a matar com asfixia por gás, assassinando milhares de pessoas. Para os nazistas a solução mais eficiente e rápida seria se todos os judeus morressem, portanto criaram na Polônia o campo fixo de Chelmno, onde os judeus foram levados para o morticínio a gás. Neste mesmo ano, os nazistas começaram a testar no campo de Auschwitz, na Polônia, o gás  Zyklon B (utilizado para fumigação) em forma de comprimido, se transformava em gás letal quando entrava em contato com o ar. Por ter ação rápida, foi escolhido para ser o instrumento de extermínio em massa em Auschwitz, e apenas lá 6.000 judeus eram mortos diariamente por este gás. Após o envenenamentos os sonderkommando, prisioneiros que auxiliavam no processo, após isso levavam os corpos para serem queimados em grandes fornos, eliminando os vestígios do mortícinio.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Introdução da 2° Guerra Mundial


           A segunda guerra mundial teve seu inicio em setembro de 1939 e foi até 1945, porém a guerra se tornou apenas mundial em 1941. Envolveu mais 70 nações. Foi o maior conflito armado causado pelo homem, causando mais de 40 milhões de mortos, e 28 milhões de feridos. A principal causa foi o Tratado de Versalhes.
         Foi uma guerra entre as potencias do eixo e os aliados, no grupo das potencias estavam;  Alemanha, Japão e Itália, e nos aliados estavam; China, Grã-Bretanha, União Soviética, e Estados Unidos.
         O movimento denominado fascismo foi formado por partidos políticos que seguravam a ideia de um regime autoritário. Com a bagunça causada por grevistas e criminosos, os fascistas queriam alguém com autoridade que assumisse o governo. Mussolini, Hitler e Franco eram os principais ditadores fascistas.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Postagem Introdutória

Este blog foi criado pelos alunos: Bruna Moraes, Camilla Larréia, Gustavo Esperafico, Jeanine Dewes, Laura Zimmer e Leonardo Kempfer da turma 302 da Escola Técnica Estadual Portão, tem o objetivo de fazer postagens que interliguem as matérias, tais como: Biologia, Química, Física,  Informática, História e Português, para que o assunto "Segunda Guerra mundial" tenha um maior entendimento entre os alunos.
O blog terá postagens todas as semanas de acordo com o cronograma dos professores, todos os alunos acima citados serão responsáveis pelas postagens.